O professor tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento das crianças. Ele deve criar contextos de mediação entre as crianças, seu entorno social e os diversos elementos da cultura.
O professor cria condições para que as aprendizagens ocorram tanto nas brincadeiras livres, quanto nas atividades orientadas, considerando o desenvolvimento, a ação mental infantil e interações de maior qualidade envolvendo adultos e crianças e as interações que as próprias crianças estabelecem enquanto brincar, produzem e aprendem entre si. É quem planeja as melhores atividades, aproveitando as diversas situações do cotidiano e potencializa as interações. O professor apresenta às crianças o mundo em sua totalidade, a natureza, a sociedade, as artes, os sons, os jogos, as brincadeiras, enfim, os conhecimentos adquiridos ao longo da história, possibilitando a construção da sua identidade, individualidade e autonomia, dentro de um grupo social.
É de suma importância que o professor observe as reações das crianças, conheça as suas preferências, incentive as mesmas a expor sua forma de perceber o mundo e as diferentes situações.
Eles são peça fundamental do desenvolvimento da educação das crianças!
Melisa Leal Pacheco