“Há um período sensível muito prolongado, quase até aos cinco anos, que torna a criança prodigiosamente capaz de se apropriar das imagens do ambiente, e por conseguinte, a transforma num observador que capta ativamente as imagens por intermédio dos sentidos.” (MONTESSORI)
Nos dias 9 a 13 de agosto, realizamos nossa Feira do Pequeno Cientista.
O tema trabalhado junto às crianças foi: “Está na natureza? Vamos conhecer!”
A descoberta através do ambiente natural está na essência da criança, que é atraída naturalmente para o mundo lhe é oportunizado, observando, refletindo, construindo hipóteses e experimentando possibilidades.
O contato com a natureza, descobrindo possibilidades, entendendo processos, testando hipóteses, brincando com os elementos que ela nos oferece, pode contribuir para a construção de regras, valores, e cuidados que poderão acompanhar as crianças durante todo seu desenvolvimento.
As propostas trabalhadas no grupo, partiram de perguntas feitas pela professora, despertando a curiosidade e o desejo de descobrir como acontecem os processos na natureza.
Perguntas feitas:
• Professora Patrícia- QUE CORES EXISTEM NA NATUREZA?
• Professora Mirta- ONDE SERÁ QUE TEM FOLHAS?
• Professora Lidiane- VAMOS DESCOBRIR O QUE TEM DENTRO DESSA CAIXA?
• Professora Fernanda- O QUE PODEMOS FAZER COM AS FOLHAS?
• Professora Jaqueline- O QUE PODEMOS FAZER COM AS FRUTAS?
• Professora Maria- O QUE PODEMOS FAZER COM A TERRA?
• Professora Caroline- SERÁ QUE TODAS AS FRUTAS TÊM SEMENTES?
• Professora Graciele- O QUE PODEMOS FAZER COM A ARGILA?
• Professora Andréia- POR QUE É IMPORTANTE CUIDARMOS DAS PLANTAS?
• Professora Norma- O QUE PODEMOS FAZER COM AS CASCAS?
• Professora Rafaella- O QUE PODEMOS CRIAR COM FOLHAS?
• Professora Márcia- O QUE PODEMOS FAZER COM A BETERRABA?
• Professora Marlise- COMO SÃO AS FRUTAS? VAMOS CONHECER?
• Professora Ângela- QUAIS SÃO OS TIPOS, FORMATOS E TAMANHOS DE SEMENTES E PARA QUE SERVEM?
Atividades propostas:
• Pintura com elementos da natureza;
• Exploração de folhas de diferentes formatos, texturas e cores;
• Plantio de diferentes sementes;
• Descobertas de cheiros e gostos;
• Experiências variadas;
• Observação dos materiais utilizados.
A natureza em si potencializa o desenvolvimento nos âmbitos biopsicossocial e espiritual. Ela é o espaço de pertencimento da criança, de suas raízes com a Terra. A partir da relação com o mundo natural, um mundo que exala aromas, floresce, frutifica, emite sons nativos, e têm sabores diversos, por meio do próprio corpo e sentidos, a criança apreende os princípios que regem a vida na Terra – seus ciclos de nascimento e morte, fluxos, processos dinâmicos, e aprende brincando, na linguagem da infância.
Equipe Aqui eu Fico