Justificativa: a educação infantil é uma etapa muito importante para o desenvolvimento da criança. É o momento adequado para se propor uma convivência harmoniosa e ética junto ao grupo, à medida que seu interesse pelos amigos está em ascendência. O caráter e os comportamentos podem ser desde cedo edificados através do trabalho sobre valores, sentimentos e convivência harmoniosa. A nova BNCC salienta que o reconhecimento das características ligadas ao comportamento e à administração das próprias emoções pode impactar positivamente no aprendizado dos alunos e tem forte influência na vida. A abordagem das habilidades focadas na educação das emoções é fundamental para promover o pensamento autônomo e suas potencialidades, o que, consequentemente, pode reduzir a indisciplina na idade escolar e melhorar os índices de aprendizagem.
Objetivos: através deste projeto pretende-se que o aluno desenvolva o conhecimento das emoções básicas (Raiva, Alegria, Tristeza, Medo, Surpresa e o Nojo) e consiga identificar quando as sente, assim como, qual o modo adequado de expressá-las sempre pautado em valores como o respeito, a generosidade, a honestidade e a amizade, melhorando a convivência grupal através de atitudes empáticas.
Descrição: o serviço de psicologia vai trabalhar com crianças na faixa etária de três a seis anos de idade. O trabalho se dará através jogos, leitura de histórias, brincadeiras, desenhos e rodas de conversa que são formas de se divertir e incorporar importantes aprendizados sobre as emoções e as relações humanas. Brincar junto, tocar, estar perto, olhar nos olhos, poder pedir ajuda nas atividades faz uma grande diferença no desenvolvimento socioemocional das crianças e tem um impacto decisivo na sua formação.
Periodicidade: de abril a novembro de 2021 através de oito encontros de 30 a 40 minutos de duração.