Feira do Pequeno Cientista

Feira do Pequeno Cientista

“Há um período sensível muito prolongado, quase até aos cinco anos, que torna a criança prodigiosamente capaz de se apropriar das imagens do ambiente, e por conseguinte, a transforma num observador que capta ativamente as imagens por intermédio dos sentidos.” (MONTESSORI)

Nos dias 9 a 13 de agosto, realizamos na escola a “Feira do Pequeno Cientista”

O tema trabalhado junto às crianças foi: “Está na natureza? Vamos conhecer!”

A descoberta através do ambiente natural está na essência da criança, que é atraída naturalmente para o mundo lhe é oportunizado, observando, refletindo, construindo hipóteses e experimentando possibilidades.

O contato com a natureza, descobrindo possibilidades, entendendo processos, testando hipóteses, brincando com os elementos que nos oferece, pode contribuir para a construção de regras, de valores, e cuidados que poderão acompanhá-la durante todo seu desenvolvimento.

As propostas trabalhadas no grupo, partiram de perguntas feitas pela professora, despertando a curiosidade e o desejo de descobrir como acontecem os processos na natureza.

Perguntas feitas:

  • Professora Patrícia- QUE CORES EXISTEM NA NATUREZA?
  • Professora Mirta- ONDE SERÁ QUE TEM FOLHAS?
  • Professora Lidiane- VAMOS DESCOBRIR O QUE TEM DENTRO DESSA CAIXA?
  • Professora Fernanda- O QUE PODEMOS FAZER COM AS FOLHAS?
  • Professora Jaqueline- O QUE PODEMOS FAZER COM AS FRUTAS?
  • Professora Maria- O QUE PODEMOS FAZER COM A TERRA?
  • Professora Caroline- SERÁ QUE TODAS AS FRUTAS TÊM SEMENTES?
  • Professora Graciele- O QUE PODEMOS FAZER COM A ARGILA?
  • Professora Andréia- POR QUE É IMPORTANTE CUIDARMOS DAS PLANTAS?
  • Professora Norma- O QUE PODEMOS FAZER COM AS CASCAS?
  • Professora Rafaella- O QUE PODEMOS CRIAR COM FOLHAS?
  • Professora Márcia- O QUE PODEMOS FAZER COM A BETERRABA?
  • Professora Marlise- COMO SÃO AS FRUTAS? VAMOS CONHECER?
  • Professora Ângela- QUAIS SÃO OS TIPOS, FORMATOS E TAMANHOS DE SEMENTES E PARA QUE SERVEM?

Atividades propostas:

  • Pintura com elementos da natureza;
  • Exploração de folhas de diferentes formatos, texturas e cores;
  • Plantio de diferentes sementes;
  • Descobertas de cheiros e gostos;
  • Experiências variadas;
  • Observação dos materiais utilizados.

A natureza em si potencializa o desenvolvimento nos âmbitos biopsicossocial e espiritual. Ela é o espaço de pertencimento da criança, de suas raízes com a Terra.  A partir da relação com o mundo natural,  um mundo que exala aromas, floresce, frutifica, emite sons nativos, e têm sabores diversos, por meio do próprio corpo e sentidos, a criança apreende os princípios que regem a vida na Terra – seus ciclos de nascimento e morte,  fluxos, processos dinâmicos, e aprende brincando, na linguagem da infância.

Equipe Aqui eu Fico