É verdade absoluta que os cérebros são “forjados” ao longo do desenvolvimento. Contudo a base, alicerces da estrutura cerebral, são construídos bem no inicio da vida.
As conexões neurais que compõem a estrutura do cérebro em desenvolvimento são formadas através de um processo continuo que inicia antes do nascimento e vai até a morte. Este processo acontece através dos 5 órgãos dos sentidos que estimulam as conexões sinápticas.
A plasticidade neuronal é a comunicação, fofoca, entre os neurônios. Cada cérebro tem a sua estrutura, cada cérebro é único, como uma digital e está em constante mutação, que compõe todo o aprendizado e comportamento do individuo.
Até os 3 primeiros anos após o nascimento, as pesquisas mais recentes afirmam que a cada SEGUNDO, mais de 1 MILHÃO de novas sinapses acontecem, sinapse é a “fofoca” entre um neurônio e outro. Após em certo período, as conexões são fortalecidas ou eliminadas, são as podas sinápticas, tornando assim, as conexões restantes mais fortes e persistentes. Uma regra do cérebro é que aquilo que não é significativo e importante para o individuo não permanecerá!
Dentro deste entendimento de sinapses, plasticidade neuronal e podas sinápticas que a relevância das janelas de aprendizagem se consolida, a educação infantil é o período mais rico em todo o desenvolvimento do individuo para sua aprendizagem.
Neuro Psicopedagoga Silvia Blank
Referência Bibliográfica:
Center on the Developing Child at Harvard University From Best Practice to Breakthrough to Building a More Promising Future for Young Children and Families.