Projeto Bilíngue

Projeto Bilíngue

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL AQUI EU FICO BILINGUE
Na Escola Aqui Eu Fico Bilíngue temos a certeza que iniciar o ensino de um idioma desde cedo é muito valioso. No entanto, a maior preocupação que temos é “como” este idioma será apresentado aos nossos pequenos pois, senão, ao invés de gostar do contato com a língua, a criança pode enfrentar situações de stress e associar isso ao idioma. Como consequência, não teremos o resultado desejado. É interessante que as crianças tomem contato, de maneira lúdica e prazerosa – em consonância com a Política Nacional de Educação Infantil (2006) – com formas diversas de expressão humana, como é uma língua estrangeira. Dado que a língua inglesa se apresenta em diversas instâncias da vida em nossa sociedade e que seu conhecimento se faz útil para diversas atividades estéticas, criativas, produtivas e profissionais no mundo contemporâneo, é desejável que as crianças tenham oportunidades de exposição e contato, de maneira sensível, equilibrada e crítica, com essa forma particularmente prestigiosa de expressão linguística humana.

Nosso Projeto Bilíngue se preocupa em proporcionar momentos de aprendizagem orientados por gêneros conhecidos das crianças: “os gêneros que fazem brincar, os quais envolvem o jogo; os gêneros que fazem cantar, que se relacionam às atividades musicais; e gêneros que fazem contar, os quais, por sua vez, englobam as atividades narrativas, em prosa ou verso.” (Rocha e Silva, 2007). Assim, o inglês é nosso meio de instrução. Com ele mantemos nosso contato com o mundo, atuamos nele e interagimos com ele.

Desde 2006, a Escola Aqui Eu Fico assumiu a responsabilidade pelo planejamento e execução das aulas do Projeto Bilíngue. Este foi um processo natural na evolução da escola, pois uma instituição que, na época, possuía mais de 20 anos de experiência na Educação Infantil poderia lançar-se na aventura de ensinar em outro idioma. O Projeto Bilíngue passou a ter seu espaço dentro dos projetos desenvolvidos pelas professoras e o interesse das crianças pelas atividades propostas e pelos assuntos tratados foi muito grande. Os alunos passaram a ser desafiados a compreender a teacher, que falava o tempo todo em inglês e os colocava, assim, em contato com a língua viva e dinâmica, repleta de significado! Desta forma, o Projeto Bilíngue se consolidava cada dia mais na nossa rotina!

A partir de 2009, todas as turmas da Etapa 1 foram incluídas no Projeto Bilíngue. Desta forma, a escola toda foi incorporada nesta proposta, desde os mais jovens até os formandos de nossas turmas de mais velhos.

Como parte desta constante inovação e evolução que buscamos na Escola Aqui Eu Fico, mais uma mudança importante foi efetivada a partir de 2015. Além das professoras de inglês que atuam em sala de aula, também houve a necessidade de se efetivar uma coordenadora pedagógica para tratar somente dos assuntos do Projeto Bilíngue, como planejamento de aulas, organização de projetos, interlocução com as famílias e contato direto com a direção/gerência/coordenação da escola.

Assim, nosso documento regente, que é o Plano Político Pedagógico, nos coloca como propósitos para o ensino de inglês na Escola de Educação Aqui Eu Fico:

Criar oportunidades de contato e exposição da criança com a língua inglesa como uma forma de expressão humana;
Incentivar a curiosidade da criança para diferentes modos de perceber e nomear o mundo;
Desenvolver capacidades linguísticas elementares em língua estrangeira de modo a cultivar o interesse em ampliá-las durante os anos vindouros.
Tais propósitos nos levam ao encontro de nossas metas para todos os níveis de ensino em nossa escola:

Ter familiaridade com os sons da língua inglesa;
Cantar pequenas canções;
Atender a comandos elementares e enunciados em língua inglesa, especialmente aqueles que pertencem ao universo de sala de atividade de educação infantil;
Ter familiaridade com o léxico elementar de língua inglesa típico de atividades lúdicas infantis, como cores, animais, números etc.
Nosso dia a dia nos mostra que o trabalho sério e realmente preocupado com a infância faz com que a aprendizagem de uma nova língua seja efetivada mesmo na mais tenra idade. Algumas famílias nos relatam como é a relação de seus filhos com o inglês, convivendo na proposta da Aqui Eu Fico Bilíngue.

Aqui Eu Fico Bilíngue – começar cedo, aprender de verdade!